• Dá para falar bem, mesmo em um dia ruim?

    08/09/2024

    Dá para falar bem, mesmo em um dia ruim?

    Eu gostaria que você imaginasse a seguinte cena: você tem a reunião mais importante da sua vida com um grupo de potenciais clientes. Nessa reunião você vai precisar apresentar o seu trabalho de uma maneira segura, clara e persuasiva. Porém, na noite anterior, aquela gripe que estava perseguindo você há algumas semanas se transformou em febre, veio a dor no corpo e foi uma daquelas noites em claro mesmo.

    Mas a reunião no dia seguinte é inegociável para o futuro da sua carreira e empresa. Eu pergunto: uma situação assim, já aconteceu com você? E pergunto também: como ir bem em um dia no qual você não está legal por essa ou alguma outra razão?

    Eu sei que não dá para deixar a dor, o cansaço e o abalo na porta da sala. Portanto, eu quero combinar que a minha abordagem vai se dividir em dois pilares: o que você deve fazer ao falar em público em um dia ruim e, principalmente, o você não deve fazer.

    Vamos começar pelo que deve ser feito

    Aqui, é fundamental que a gente volte alguns dias antes da sua reunião ou experiência de fala. Sempre falo para os meus alunos: na comunicação, assim como em tudo na vida, há variáveis que você controla e há variáveis que você não controla.

    Portanto, alguns dias e semanas antes de qualquer grande oportunidade de fala, você precisa concentrar toda a sua energia nos aspectos controláveis. Mas Giovana, quais são eles? A sua preparação.

    É bem comum eu ouvir a frase: Giovana, se eu ensaiar demais, não vai ficar engessado? E é exatamente em um dia ruim que a minha resposta para essa questão se torna ainda mais válida: estar preparado é estar seguro para tudo o que foge do seu controle, e que pode e certamente vai acontecer no dia de falar. Pois a doença é só uma possibilidade. A pergunta inesperada, o “deu branco”, o atraso por causa de um incidente no caminho, tudo isso, tudo o que você não controla fica mais fácil quando você está preparado.

    O que envolve a preparação semanas ou dias antes? Estruturar seu conteúdo usando ferramentas que eu divido aqui, lá no meu canal no YouTube, na Imersão Comunica e nos meus cursos empresariais. Isso inclui validar o seu conteúdo com uma pessoa que possa representar o seu público no dia, escolher como visualmente você vai se apresentar e ensaiar pelo menos 10 vezes a sua apresentação. Outro fator importante é preparar respostas para perguntas prováveis.

    Essas são só algumas variáveis que você controla e que precisam estar no escopo da sua preparação. Com isso em vista, mesmo depois de uma noite sem dormir, você vai conseguir conduzir com mais facilidade.

    Vamos ao que você não deve fazer

    Chegar na sala e ir logo de cara pedindo desculpas. Começar com isso, justificando-se, enfraquece a sua posição na reunião. E mais: na grande maioria dos casos que presenciei assim, se a pessoa não falasse nada e não tivesse postado o problema nos Stories, as pessoas nem notariam. Se você não falar, é muito provável que elas não irão perceber.

    Um exemplo é quando você está gripado e quando começa a falar já vai logo dizendo "ai, desculpa, a minha voz está um pouco rouca" (só que ninguém havia percebido e nem ia perceber se você não dissesse).

    Logo, o principal direcionamento sobre o que não fazer ao falar em um dia ruim é: não pedir desculpas, não se justificar, ou pelo menos não logo de cara.

    Dias difíceis vão ser aqueles que mais ensinarão você durante a vida. É no erro e no desafio que o seu cérebro aprende mais. Vamos fazer o que precisa ser feito, e fazer bem, mesmo em dias mais complicados.

     

Pronto para transformar a sua comunicação?

Fale agora com nossos consultores e descubra como a comunicação do seu time pode performar ainda melhor.

Quero treinar e transformar minha comunicação
Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.giovanapedroso.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies". Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.