• As três dimensões de uma comunicação interpessoal autêntica e consciente

    30/09/2022

    As três dimensões de uma comunicação interpessoal autêntica e consciente

    A comunicação oral foi a segunda habilidade com maior crescimento nos perfis no LinkedIn em março de 2024. Assim que eu li isso, fui resgatar nos meus arquivos de estudos outros dados que reforçassem a relevância dessa soft skill. Encontrei uma citação interessante do Richard Perloff, professor de comunicação na Cleveland State University. Perloff afirma que os gerentes investem 80% do seu tempo para se comunicar com outras pessoas, basicamente tentando fazer as pessoas realizarem tarefas.

    Até aqui, nenhuma novidade.

    A comunicação é a teia que tece as relações humanas e já tecia mesmo antes do nascimento dos idiomas falados. Mas por que ainda falhamos (e falhamos tanto) ao usar essa habilidade? É a mensagem errada, incompleta ou não enviada. É a escolha equivocada do contexto para informar o que merecia mais atenção. É o e-mail que deveria ser uma reunião e a reunião que poderia ser um e-mail.  É o áudio de WhatsApp que não foi entendido “da maneira certa”.

    Falhamos todos os dias. Mas quando a falha de comunicação acontece, falhamos antes em outras dimensões. É que todo “erro de comunicação” esconde camadas mais profundas, negligenciadas por falta de conhecimento, tempo e reflexão.

    Antes de tudo, a comunicação de pessoas e empresas precisa contemplar a dimensão estratégica. Quem não vive a essência não comunica a essência. E o público sente o que você sente quando fala ou escreve. Empreendedores, líderes e profissionais de comunicação não podem estar desconectados do que os trouxe (e do que trouxe o seu negócio) até ali. Propósito não é copy, ele é a essência que inspira a comunicação.

    Avançamos. Não adianta fazer curso de oratória se a terapia não estiver em dia. Você pode até tentar disfarçar, mas o seu corpo é fofoqueiro e os estudos reforçam isso. O tom de voz, a postura, as expressões faciais respondem por 93% do resultado da comunicação de emoções, já dizia o tão citado professor Albert Mehabian. Investir no bem-estar físico e mental também é cultivar uma comunicação mais positiva. Sabe o áudio que o cliente considerou grosseiro? Então.

    Agora sim, chegamos à terceira, última e mais conhecida dimensão comunicacional, a instrumental. A comunicação existe para nos fazer alcançar objetivos financeiros, profissionais e de vida. É aqui que todas as técnicas possíveis para construção de mensagens escritas, faladas, visuais ou não verbais entram. Para todas elas, três C’s sempre importarão: clareza (o que eu objetivo no final?), concisão (posso reduzir?) e conexão (levei em consideração o contexto?).

    Na visão reducionista do que é comunicar, o problema nasce. Comunicação não é só “dica de oratória”. Comunicação não é apenas a “área da empresa”. Quando profissionalmente compreendemos e praticamos as três dimensões, minimizamos falhas e, ao falhar, somos minimamente mais profundos e responsáveis nas reflexões sobre as falhas. 

     

Pronto para transformar a sua comunicação?

Fale agora com nossos consultores e descubra como a comunicação do seu time pode performar ainda melhor.

Quero treinar e transformar minha comunicação
Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.giovanapedroso.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies". Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.